Aluno   |      Professor   |     Web-mail

A Extensão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação


A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que deve caminhar articulado com o ensino e a pesquisa, buscando um intercâmbio entre a comunidade acadêmica e a sociedade no sentido de intervir e promover a transformação social.  A extensão como prática acadêmica, deve dirigir seus interesses para as questões sociais e aquelas demandadas pelas comunidades regionais e locais.

 

A Faculdade Arquidiocesana de Curvelo – FAC – em sua política de extensão está baseada em conceitos e definições  do Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999, sob o princípio constitucional  da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir de um processo interdisciplinar que busca a interação entre a Faculdade e demais setores da sociedade, através de um processo de integração cultural, científica e política.

 

O Programa de Extensão FAC – ProEx FAC - é realizado através de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviços à comunidade e seu entorno, elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos.

 

Para consecução de sua missão fundamental, a proporcionar respostas às necessidades da sociedade à qual a Faculdade está inserida, optou por sistematizar o trabalho de extensão em dois grandes eixos temáticos:

  • Direitos Humanos e Justiça - (DHJ)
  • Trabalho e Produção - (TP)

As ações de cada eixo temático são executadas seguindo linhas programáticas definidas entre a direção, coordenação de extensão da Faculdade, os coordenadores de cursos e o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, com a missão fundamental de dar respostas às necessidades da sociedade a partir dos dois grandes eixos temáticos.

 

A ênfase do programa de extensão é dada à participação e envolvimento da comunidade acadêmica na elaboração e implementação de projetos, programas, palestras e eventos, voltadas atenderem à comunidade à qual está inserida, promovendo a qualificação e educação permanente dos atores sociais e à disponibilização de novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo assim a ampliação do acesso ao saber e ao desenvolvimento social e político.

 

 

Eixos:


  • Direitos Humanos e Justiça:

O Núcleo de Extensão Direitos Humanos e Justiça busca provocar percepções e ações de coletividades e de indivíduos em torno dos direitos subjetivos, fundamentais e humanos, bem como do valor do Justo enquanto construção histórica e social. Assim, pretende-se contribuir para a relação entre Direito e democracia, aproximando-se academia e comunidade externa pela educação em e para os Direitos Humanos.Para desenvolver essas ações o Núcleo Direitos Humanos e Justiça realiza cursos, eventos, palestras; elabora e difunde publicações de caráter social e presta serviços a comunidade.

 

  • Trabalho e Produção:

O Núcleo de Trabalho e produção discute, promove e realiza iniciativas voltadas para o interesse da comunidade, visando uma troca de saberes entre a população e a academia na área de gestão. As ações do núcleo se direcionam para a qualificação e educação permanentes de gestores públicos, privados e do terceiro setor, bem como, a inovação e difusão de conhecimentos e atualizações  que viabilizem o desenvolvimento da região.

 

Para desenvolver essas ações o Núcleo de Trabalho e Produção realiza: cursos, eventos, palestras; elabora e difunde publicações de caráter social e presta serviços a comunidade.

 


Rua João Pessoa, 88 - Centro - Curvelo/MG - CEP: 35.790-000 - Telefone: (38) 3721-3945

www.fac.br - © 2017 - Todos os direitos reservados