Comissão Própria de Avaliação

  • Categoria: CPA
  • Publicado em Segunda, 09 Outubro 2017 17:02
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 1694

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da FAC foi instituída pela Portaria 02/2004 e constituída em 08 de junho de 2004, em consonância com o art. 11, da Lei nº 10.861/2004, como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações à unidade universitária e ao SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Desde 2005 vem desenvolvendo seu projeto de autoavaliação que está organizado em dois grandes focos de ação: (1) o acompanhamento avaliativo das dimensões institucionais e (2) a institucionalização de práticas de avaliação, que compreendem o aprimoramento das análises de resultados de avaliação com vistas à orientação de ações gestoras.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por objetivo conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O processo de Autoavaliação é extremamente complexo, pois conduz a uma reflexão crítica sobre as atividades e ações desenvolvidas. É um processo que objetiva detectar os avanços, as fragilidades, os desafios e propor melhorias para a construção de um ensino de qualidade coerente com as novas demandas do mercado.