VERITATIS GAUDIUM

A alegria da verdade

 

SOBRE AS UNIVERSIDADES E AS FACULDADES ECLESIÁSTICAS

 

Inspirado pelos novos tempos e sustentado pelo longo patrimônio e reflexões da Igreja sobre a educação, o Papa Francisco oferece às Universidades e faculdades Eclesiásticas uma nova reflexão para orientar na organização e no direcionamento da educação Católica. Em um dos pontos mais inspiradores da Constituição o Papa diz:

Hoje torna-se cada vez mais evidente que «é necessária uma verdadeira hermenêutica evangélica para compreender melhor a vida, o mundo, os homens; não de uma síntese, mas de uma atmosfera espiritual de investigação e certeza fundamentada nas verdades da razão e da fé. A filosofia e a teologia permitem adquirir as convicções que consolidam e fortalecem o intelecto e iluminam a vontade... mas tudo isto só será fecundo, se for feito com a mente aberta e de joelhos. O teólogo que se compraz com o seu pensamento completo e concluído é um medíocre. O bom teólogo e filósofo mantém um pensamento aberto, ou seja, incompleto, sempre aberto ao maius de Deus e da Verdade, sempre em fase de desenvolvimento. (VG3)

A constituição reafirma e atualiza a Sapientia christiana, o Documento vigente, inclusive trazendo a tona as novas realidades da educação contemporânea no que diz respeito ao ensino a distância. O Documento está estruturado com um proêmio, duas partes e dois apêndices que esclarecem a parte prática de aplicação e implantação das normas.

Pe. Lindomar Rocha

Diretor da FAC

O texto completo pode ser conferido no link abaixo.

 

 

Últimas Publicações

Developed in conjunction with Ext-Joom.com