Estágio na FAC

O Estágio na Faculdade Arquidiocesana de Curvelo é um instrumento que possibilita a integração do estudante ao mercado de trabalho. Tem como propósito conectar a teoria e a prática no desenvolvimento da vida profissional do estudante, possibilitando seu aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Através das práticas de Estágio há uma aproximação da Faculdade com as empresas, o que possibilita o estabelecimento de um diálogo aberto e levantamento de demandas próprias do ambiente empresarial.

A Faculdade Arquidiocesana de Curvelo possui Convênios com diversas instituições públicas e privadas de Curvelo e região a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento das práticas de Estágio.

É importante destacar que o Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, possibilitando ao aluno a oportunidade de vivenciar as atividades e ações inerentes à profissão escolhida, preparando-o e desenvolvendo-o de maneira mais eficiente para o mercado de trabalho e para a vida cidadã.

 

DOCUMENTAÇÃO

 

 CARTILHA DE ORIENTAÇÃO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

 O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.

O Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo constitui uma atividade didático-pedagógica obrigatória, constituída por trabalhos práticos supervisionados pelo orientador didático e pelo orientador técnico. É ainda regulamentado pela lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem;

  • Aprimorar hábitos e atitudes profissionais;
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
  • Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade;
  • Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada;
  • Proporcionar ao aluno a oportunidade de solucionar problemas técnicos reais, sob a orientação de um supervisor;
  • Proporcionar segurança ao aluno no início de suas atividades profissionais, dando-lhe oportunidade de executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e de domínio adquirido;
  • Estimular o desenvolvimento do espírito científico, através do aperfeiçoamento profissional;
  • Agregar valores junto ao processo de avaliação institucional, a partir do resultado do desempenho do aluno no mercado de trabalho.

ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Para que o estágio alcance suas finalidades, associando o processo educativo à aprendizagem técnica, precisa ser planejado, executado, acompanhado e avaliado dentro de diretrizes bem definidas e estar de acordo com os pressupostos que norteiam o projeto pedagógico do curso e com todas as condições dispostas pela legislação sobre o assunto.

O cumprimento do estágio didático-pedagógico (Estágio Supervisionado) do curso de Administração de Empresas se dará conforme critérios expressos abaixo:

  • A duração total do estágio será de 300 horas, conforme disposto em norma interna institucional e regulamentação e legislação vigente;
  • A jornada de atividades dos estagiários será estabelecida pela CONCEDENTE, sem prejuízo das atividades escolares, não podendo ultrapassar o limite de 30 (trinta) horas semanais, limitada a permanência do estagiário no máximo 2 (dois) anos (exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência), conforme determina o art. 10, II, da Lei nº 11.788/2008.
  • Os estagiários somente poderão iniciar as atividades de estágio junto a CONCEDENTE com toda a documentação regularizada.
  • O discente deverá estar devidamente matriculado e cursando o último semestre do curso correspondente;
  • Para quem se encontra com estágio em curso, a empresa deverá enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário.
  • Deverá ser apresentada à Coordenação de Estágio toda a documentação comprobatória da natureza do seu cumprimento de Estágio junto à Empresa.
  • O Estágio Obrigatório será pontuado em 100 pontos, divididos em duas fases, sendo:

40 Pontos para a entrega da 1.a fase, até 09/03/2018, para início do estágio em 26/02/2018, e

60 Pontos para a entrega da 2.a fase, até 22/06/2018, com término do estágio em 15/06/2018.

 

Documentação Obrigatória

 

Obs.: Nos casos em que o aluno é funcionário público a documentação a ser providenciada cai na condição de aluno empregado. Para as demais circunstâncias o aluno deverá seguir os critérios de estagiário.

DOCUMENTAÇÃO

ENTREGA

ESTAGIÁRIO

EMPREGADO

EMPRESÁRIO

 
 

Avaliação da Empresa feita pelo Empregado

Final

 

þ

   

Avaliação de Desempenho do Empregado feito pela Empresa

Final

 

þ

   

Carta do Contador responsável pela contabilidade da empresa especificando o recebimento de pró-labore e a função exercida

Início

   

þ

 

Certificado de Conclusão de Estágio

Final

þ

     

CNPJ da Empresa

Início

   

þ

 

Contrato social

Início

   

þ

 

Cópia da Carteira de Trabalho (mínimo de 6 meses) – Folha de Identificação; Folha da Foto; Folha da Contratação; Folha de Alteração de cargo (quando houver)

Início

 

þ

   

Declaração Comprobatória da Empresa

Início

 

þ

   

Documento de Identidade

Início

   

þ

 

Ficha de Avaliação do Aluno-Empresário

Final

   

þ

 

Plano de Estágio

Início

þ

þ

   

Relatório de Acompanhamento de Estágio (semestral)

N/A

þ

     

Relatório de Atividades do Empresário

Início

   

þ

 

Relatório de Avaliação do Estágio

Final

þ

     

Requerimento de Equivalência de Estágio

Início

 

þ

þ

 

Termo de Compromisso de Estágio

Início

þ

þ

þ

 

Termo de Convênio

Início

þ