No dia 30 de agosto, uma turma composta de 23 alunos do curso de Direito da FAC, visitou o prédio da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, em Sete Lagoas. A atividade foi promovida pelo Professor de Direito Penal I e II, Filipe Cesar Lopes, que na oportunidade, acompanhou os estudantes do terceiro período em mais uma visita técnica.

Na ocasião, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história de criação da APAC, desde os tempos do Dr. Mario Ottoboni, que em 1972, inaugurou a primeira unidade em São José dos Campos, São Paulo, e que graças a uma metodologia inspirada no princípio da dignidade da pessoa humana e na crença de que todo o condenado é passível de ser recuperado, conseguiu difundi-la para outras regiões do Brasil. A APAC, além de contar com baixos índices de reincidência, em torno de 15%, tem um gasto mensal por recuperando correspondente a 1/3 do total que o Estado arca com presos do sistema comum.

Em seguida, foram apresentadas as instalações onde os recuperandos cumprem as penas em regime fechado e semiaberto, sendo a visita guiada pela encarregada administrativa, Milene Aparecida de Souza, e o ex-recuperando, Patrick Rosário Ferreira Silveira, que atualmente trabalha na unidade como inspetor de segurança.

Para o Professor Filipe, essas visitas são fundamentais para o desenvolvimento de uma formação humanística dos discentes, e tem por objetivo capacitá-los a serem agentes de transformação na comunidade em que estão inseridos.

  

  

 

Últimas Publicações

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

II Semana da Pesquisa e Extensão