No dia 08 de outubro de 2019 foi realizado no Auditório da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo o seminário “Direito e Saúde: Diálogos sobre a relação profissional da saúde-pacientes e seus efeitos”. Na oportunidade foram apresentados temas comuns que envolvem os profissionais da saúde e os operadores do Direito, propiciando assim um envolvimento tanto de estudantes quanto de profissionais da área. O evento foi construído como fruto da pesquisa desenvolvida pelo professor Douglas Eduardo Figueiredo Souza, com incentivo da FAP/FAC.
 
Os debates foram apresentados pelos médicos Júlio César Durães Dornas e Marcos Agnelo Abreu Matoso, bem como pelo professor e enfermeiro Bruno Gonçalves da Silva e pela professora e bióloga Daniela Longo Gargiulo.
 
As contribuições apresentadas, além de debater os problemas enfrentados pelos profissionais da saúde na construção de seus diagnósticos/prognósticos e a regulamentação de temas tão sutis como a vida e o viver, levantou uma análise que ultrapassa a relação profissional da saúde-paciente e buscou promover o reconhecimento do sujeito em todas as relações. Inclusive instigando a reflexão da relação entre profissionais do direito-clientes.
 
Assim, além de fruto de uma pesquisa, possibilitou o debate do caráter humanístico e o respeito ao sujeito de direito.

 

Últimas Publicações

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

II Semana da Pesquisa e Extensão