Coronavírus – Orientações de Dom Darci José à Arquidiocese de Diamantina

 

Saudações em Cristo, o Senhor!

A pandemia do novo Coronavírus avança no Brasil e, por isso mesmo, somos todos convocados a dedicar maior atenção às medidas de prevenção da doença. Nesse sentido, convoco os Sacerdotes, os fiéis leigos e todos os homens e mulheres de boa vontade a seguirem as seguintes recomendações, em sintonia com as indicações dos especialistas em saúde pública:

1) No âmbito de nossas foranias, paróquias e outros espaços eclesiais, suspender, por 1 (um) mês a realização de encontros, assembleias, seminários e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. Remarcar as atividades já previstas.

2) Nas Paróquias, Escritórios Paroquiais, Comunidades Rurais e em outros ambientes eclesiais, redobrar os cuidados com a limpeza e facilitar para que os fiéis tenham acesso a álcool, detergente ou sabonete para a devida higienização.

3) Idosos e enfermos ficam desobrigados do preceito religioso de participar das Missas semanais. Poderão permanecer em comunhão e unidos à comunidade de fé a partir das celebrações transmitidas pelos Meios de Comunicação católicos, nossas rádios e outros. A PASCOM deve intensificar as transmissões Paroquiais.

4) Torna-se importante suspender o mutirão de confissões em todas as paróquias. Orientamos aos sacerdotes que dediquem horário especial, diário, para acolher os fiéis que buscam o Sacramento da Reconciliação, neste tempo de Quaresma, respeitando o protocolo de distância entre confessor e penitente. Quando oportuno, celebrar a reconciliação com absolvição geral, seguindo o ritual sacramental da Igreja.

5) Recomenda-se também suspender por 1,(um) mês a catequese.

6) Orientamos aos sacerdotes e agentes evangelizadores que, na medida do possível, priorizem as celebrações em espaços abertos, especialmente as que reúnem multidões. Procurem manter as Igrejas mais arejadas.

7) Todos devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde e as orientações oficiais exaradas pela autoridade civil competente.

8) Importante redobrar cautela para não compartilhar notícias falsas (fake news). A mentira, além de prejudicar o enfrentamento da doença, gera pânico, agravando a situação. Nesse sentido, oportuno é checar cada informação recebida pesquisando em outras referências.

09) Prevalecem as orientações publicadas no dia 28 de fevereiro pp., a saber:
a. Não dar o abraço da paz!
b. Receber a Sagrada Comunhão na mão!
c. Rezar o Pai Nosso nas Eucaristias sem dar as mãos!
d. Disponibilizar álcool, detergente ou sabão na Sacristia e nos sanitários Paroquiais!
e. Procure manter uma distância social de, no mínimo, 2 (dois) metros.

10) Vamos intensificar os momentos de oração e preces a Deus para que nos livre deste e de muitos males que atentam contra a vida. Rezar em especial pelos agentes e profissionais da saúde para que realizem tudo o que for necessário para superarmos a ameaça do Coronavírus e de outras enfermidades.

11) Permaneceremos atentos aos desdobramentos para subsidiar-nos em novas ações. Para a maioria das pessoas, o Coronavírus tem sintomas similares aos de uma simples gripe, sem grandes riscos. A preocupação maior é com idosos e enfermos. Cuidemos especialmente dessas pessoas, mais vulneráveis à doença.

12) Este desafio é oportunidade para crescer na fé, aprimorar nossa ação evangelizadora, remodelar processos e viver com maior responsabilidade nesta “casa que nos é comum”, no profético horizonte de uma ecologia integral. Somos convocados à solidariedade, a darmos genuíno testemunho cristão, a partir de atitudes inspiradas na Parábola do Bom Samaritano, conforme nos pede a Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e vida: dom e compromisso. Longe de nós a indiferença! Em vez disso, reconhecer a dor do outro, sentir compaixão e cuidar.

A Mãe da Piedade, saúde dos enfermos, e Santo Antônio, pai dos necessitados, sejam guia e inspiração para todos. O Cristo ressuscitado nos garante vida abundante!

 

Juncti Valemus!

 

+ Darci José Nicioli, CSsR
Arcebispo de Diamantina

Últimas Publicações

Developed in conjunction with Ext-Joom.com

II Semana da Pesquisa e Extensão